A Rede de Monitorização e Avisos Agrícolas é fundamental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. É uma ferramenta indispensável para garantir a produção de alimentos de qualidade, a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente nas nossas ilhas.
Por que motivo é a monitorização fundamental?
Através dos dados climáticos e das observações periódicas das culturas e armadilhas, esta Rede permitirá a adoção das medidas mais eficazes e adequadas de prevenção e de combate aos inimigos das culturas, abraçando a proteção do ambiente e uma melhor produção agrícola.
Principais Objetivos
Um resumo daquilo que se pretende obter com a implementação deste projeto
Ter a informação necessária para aplicar métodos de monitorização eficazes, estimando o risco que pragas e doenças representam para as diferentes culturas.
Escolha de estratégias de prevenção ou combate mais eficientes, priorizando sempre soluções não químicas para proteger as culturas e o meio ambiente.
Adotar métodos de proteção alinhados com os princípios de proteção e produção integrada, assim como as inovadoras práticas da agroecologia.
Aceder a informações sobre os Níveis Económicos de Ataque (NEA) para as diferentes pragas e culturas.
Alertar para a importância da realização de tratamentos oportunos, indicando os produtos fitofarmacêuticos mais adequados e respeitando a sustentabilidade.
Evoluir com técnicas de Agricultura de Precisão, permitindo uma avaliação em tempo real das necessidades das culturas e reduzindo custos de exploração.